quarta-feira, 17 de março de 2010

mercado e método científico

Somos todos os dias incitados a conhecer novas formas de treinamento, ginásticas, métodos etc... todos prometendo se a revolução do fitness, ser o método mais eficaz para qualquer que seja o objetivo do cliente, seja ele um sedentário obeso ou um atleta amador.
Quando o assunto é o qual método indicado para ganhos estéticos as possibilidades são quase infinitas, há a promessa de aparência jovem, sarada, beleza digna de modelos fotográficos, astros de televisão e cinema. São promessas que na maioria das vezes não tem a profundidade científica necessária para que sejam realmente eficientes, são apenas falácias mercadológicas, uma falsa promessa.
Esforço, disciplina, renúncias, vida regrada, investimento financeiro, nada disto é comentado quando são propostas novas formas e métodos de treinamento estético, quanto mais fácil e rápido melhor, mas todo professor de ed. física deve saber que para qualquer adaptação fisiológica é necessário o rigor do treinamento, sendo este sistematizado, progressivo e continuado, e ainda que sejam realizados os acompanhamentos nutricionais, psicológicos e sociológicos (uma vez que o meio é fator determinante para toda a decisão e busca de metas).
Sabendo-se que, científicamente provado, só se atinge o ideal de corpo atual (magro, forte) quando há uma rotina muito regrada, muito esforço e muito foco nos objetivos. Como que há espaço para que cada vez mais apareçam métodos revolucionários, milagrosos, que prometem toda e qualquer solução para os problemas estéticos?
Esta proliferação se dá por falta de informação adequada as pessoas que não tem o conhecimento nas áreas da fisiologia e treinamento, ou seja, a maioria quase que total da população, estes são vítimas de um marketing bem feito. Há o relato de outras pessoas que testaram os mais mirabolantes métodos e tiveram resultado, isto ocorre porque qualquer pessoa sedentária quando passa a realizar qualquer atividade física tem uma melhora significativa em sua fisiologia, então o resultado não se deve especificamente ao mas ao fato de ter saido da inatividade total.
A verdade é que sem realizar um programa sistemático, abrangente e em bases comprovadas científicamente, as chances de se alcançar os objetivos é nula.
Cabe aos profissionais da saúde em geral esclarecer aos leigos que não há milagres na mudança dos aspectos físicos. Esforço, força de vontade, persistência e correta orientação são o único caminho para a melhora estética, de níveis de saúde e de satisfação com o próprio corpo. Tudo isto limitado pela carga genética de cada pessoa, não se transforma o corpo mas sim, se atinge o limite genético máximo possível.

Um comentário:

  1. A verdade pura nua e crua!!!!quando tivermos essa consciência vamos ter alunos com MUITO mais resultados e felizes...
    Rodolfo Azevedo Professor de ed. física

    ResponderExcluir