segunda-feira, 15 de março de 2010

conscientização dos professores de educação física como classe organizada

Temos como classe profissional a dificuldade de entendimento e união, há muita busca por benefícios próprios e pouca ou nenhuma busca pelo fortalecimento da classe.
Não temos, por exemplo, um piso salarial nem um conselho efetivo.
A falta de consciência em relação as áreas de atuação do profissional nos leva a brigar por uma fatia irrisória do mercado fitness/saúde.
É evidente que o sedentarismo é hoje a principal causa de enfermidades e mortes no país e no mundo, e que o exercício físico é a principal forma de se combater o sedentarismo. A redução dos gastos com as doenças relacionadas ao estilo de vida são da ordem dos bilhões anuais, e a responsabilidade da conscientização da população com relação aos benefícios dos exercícios físicos é dos profissionais da educação física, assim como os louros relativos a este trabalho.
A valorização do profissional não acontece de forma gratuita, é necessária a luta de classe organizada, demonstrando a sociedade que a educação física tem papel fundamental na educação, lazer, prevenção de doenças e na qualidade de vida de cada cidadão.
Há a emergência da mudança do papel social da ed. física, torná-la presente na vida cotidiana da população, para que os benefícios dos exercícios físicos atinjam um número cada vez maior de pessoas, e que estas possam ser o veículo de divulgação destes benefícios.
A seriedade e a capacitação profissional são pontos chaves para que haja a valorização da classe dos profissionais da ed. física, assim como se apropriar da responsabilidade referente ao combate ao sedentarismo. Não há valorização de uma classe profissional sem que esta assuma o papel a que se designa, assim como pelo ônus e desafios que cada área de atuação ofereça.
Somente quando a consciência coletiva da ed. física se formar, e perceber que somos hoje profissionais indiferentes a sociedade, que brigamos por migalhas, e que somos ridicularizados perante outros profissionais da saúde, somente depois disso é que poderemos analisar o verdadeiro valor da ed. física e reivindicar o nosso espaço, e sermos apreciados socialmente com relevantes, importantes e necessários.

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