sexta-feira, 7 de maio de 2010

ideal e real

Quando temos qualquer sonho, sonhamos com a situação ideal, isto serve para qualquer sonho, projeto ou vontade.
Deixando de lado os sonhos pessoais nas áreas amorosas e familiares, e focando somente na área profissional vamos ter um choque entre o ideal e o real.
Quando conseguimos o primeiro emprego depois de formado, achamos que todo o trabalho será ideal, que as nossas competências serão suficientes para que sejamos promovidos rapidamente, que alcançaríamos sucesso e reconhecimento, mas o choque com a realidade, na qual os fatores que determinam o sucesso profissional são muito mais amplos do que simplesmente as competências, dedicação e comprometimento do profissional.
Entender o mercado de trabalho, a dinâmica dos cargos, as relações de remuneração na qual o empregado recebe pouco e o empregador tem que arcar com cerca de 60% em tributos e encargos (fonte Sebrae), assim como perceber que as nossas qualidades como empregado nem sempre satisfazem as necessidades dos clientes da empresa.
Ao nos depararmos com esta realidade, as frustrações são inevitáveis. As reações a estas frustrações são as mais variadas possíveis, alguns se acomodam na função que exercem e cumprem com as suas obrigações por comodismo ou necessidade financeira, outros abandonam a profissão, mas, o que a minoria faz é buscar melhorar e lutar por melhores condições de trabalho, buscam melhorar as competências e conhecimentos.
Esta busca pela melhora das condições de trabalho, de remuneração e satisfação profissional são sempre de escolha pessoal, mas o sucesso destas mudanças não dependem somente do profissional, dependem das empresas, do mercado e das relações pessoais, por estes motivos, muitos profissionais ficam estagnados em seus cargos e não evoluem nas empresas, esta realidade mata o sonho de trabalho, a idealização de qualidade, atendimento e remuneração simplesmente se esvai com a realidade das empresas e das condições de trabalho, sejam elas impostas pelo mercado, sejam elas relativas as leis e ações governamentais.
Quando o sonho é montar o próprio negócio o conflito entre ideal e real é muito mais evidente, sonhamos com os melhores equipamentos, instalações e serviços possíveis, contratarmos os mais gabaritados profissionais, no impulso inicial tudo parece possível de ser executado, porém, quando todos os dados são colocados no papel, a realidade demonstra que os custos são maiores e os ganhos são menores que o esperado.
Percebemos que aquela idéia genial nem sempre é viável.
Apesar de tudo, de todos os problemas e entraves que o mercado e o governo impõe aos empreendedores e empregados, existem inúmeros casos de sucesso; a perseverança, a criatividade e competência são marcas dos homens e mulheres de sucesso, sejam eles patrões ou empregados.
São estes exemplos, poucos mas expressivos que temos que buscar inspiração, percebendo-se nestes exemplos encontramos forças para tentar promover o encontro do Real com o Ideal na nossa vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário