segunda-feira, 17 de maio de 2010

equipamentos e serviços: qualidade vs preço

Quando nos exercitamos em academias, temos que estar atentos a alguns aspectos dos serviços, equipamentos, limpeza e atendimento.

São vários os fatores que determinam o sucesso de uma academia entre eles estão as instalações e os equipamentos. Atualmente vê-se um grande número de academias de musculação e ginástica, porém a grande maioria não apresenta condições mínimas para a realização de treinamento. As instalações são determinantes para que o seu cliente (aluno) se sinta à vontade enquanto treina, ambientes com boa iluminação tanto natural quanto artificial, boa ventilação, com espaço livre para a movimentação, organizado e com limpeza impecável.

Os equipamentos de ginástica e musculação são um capitulo à parte na média das academias, são equipamentos de segunda linha, com pouca ou nenhuma beleza estética, que são apenas cópias mal estudadas de marcas famosas. Os custos de aquisição destes equipamentos são cerca de 70% mais baratos que os de marcas consagradas, porém, sabe-se que algumas vezes o barato sai caro, neste caso principalmente para os clientes da academia, e isto ocorre porque falta a estes equipamentos um estudo biomecânico detalhado, estes aparelhos não apresentam movimentos que acompanham o movimento articular, quando realizamos exercícios com pesos em eixos rotacionais que não condizem com os eixos articulares poderemos ter alguns problemas, seja apenas um desconforto na realização do movimento até uma lesão grave na articulação e músculos. Algumas empresas desconsideram as evoluções das ciências do exercício e desporto, montando somente um monte de pesos, armações de aço e cabos, que não apresentam qualidade de movimento, qualidade estética e boa sensação táctil. Em relação aos equipamentos da área aeróbia a situação não é diferente, muitas esteiras ergométricas não são adequadas à prática de caminhadas e muito menos corridas, com lonas que escorregam lateralmente, motores pouco potentes que fazem com que a lona tenha pequenas paradas que atrapalham em muito os exercícios, estas esteiras não possuem amortecimento da plataforma, podendo levar a lesões por estresse repetitivo. Quando comparamos uma esteira de boa qualidade com uma popular em academias, as diferenças são extremas, e isto se reflete na satisfação do cliente durante a realização do exercício, assim como no resultado final do treinamento, quanto maior o prazer em treinar maior a chance de se atingir as metas preestabelecidas.

Vemos o atendimento e os serviços prestados pela academia, estúdio e empresas fitness, no qual o cliente é tratado como aluno, mas na verdade ele não busca aprender alguma coisa na academia, mas sim, ele busca atingir metas e uma forma de diminuir o estresse diário, melhorar suas condições físicas, ter um momento para cuidar de si.

A empresa fitness para ter sucesso tem que proporcionar ao seu cliente um ambiente agradável, amigável e que transmita confiança nos serviços prestados. São aspectos que qualquer empresa, em qualquer setor, tem buscado para aumentar o número de clientes e também para mantê-los por maior tempo, sendo o mercado fitness privilegiado na relação ao cliente por manter contato quase diário com ele, podendo analisar diariamente as necessidades e as reclamações dos clientes, mas para que possamos tirar proveito destas informações os professores e todos que trabalham na empresa precisam estar cientes, atentos e saberem como utilizar estas informações, não basta simplesmente o profissional de educação física ser competente na elaboração e acompanhamento de treinamentos, devem ser competente em vendas e serviços.

A luta pelo mercado entre academias e a necessidade de se reduzir o máximo possível dos custos operacionais tem criado um mercado podre, no qual salvo algumas raras e inspiradoras exceções, o preço tem sido a principal arma mercadológica, nisto a qualidade de serviços e de instalações tem sido muito afetadas, resultando em academias com péssimos equipamentos e profissionais despreparados e desmotivados.
Isto se reflete no conceito social do mercado fitness, novamente lembrando que existem exceções que nos servem de inspiração, mas a maioria das empresas contribuem para uma imagem negativa e pouco profissional da educação física e dos setores ligados ao treinamento físico.

Enquanto as empresas ligadas ao mercado fitness não se comportarem como qualquer outra empresa, com profissionalismo, empenho, dedicação total aos clientes e a qualidade total, não conseguiremos atingir ganhos financeiros compatíveis com a responsabilidade que é cuidar do treinamento e condicionamento físicos de nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário